Atividades Livres

VI Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
GUIA PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES LIVRES

O que são essas atividades livres?

As atividades livres são encontros, eventos e espaços de diálogo onde a população, de forma organizada, pode apresentar situações e diagnósticos de insegurança alimentar e nutricional que acontecem em sua localidade e região, assim como pode propor ações, temas e soluções para a garantia da segurança alimentar e nutricional em São Paulo. As atividades livres são essenciais para criar um panorama amplo da segurança alimentar e nutricional na cidade de São Paulo, fazendo um diagnóstico localizado nas regiões e elucidando os temas prioritários em cada localidade.

É importante ressaltar que as atividades livres NÃO INDICARÃO DELEGADOS para a Conferência Municipal. Apenas as 7 Conferências Locais, que serão realizadas em cada macro-região, é que podem eleger delegados para participar da Conferência Municipal.

O que será discutido nessas atividades? (faremos um rol de temas e há a escolha de um deles de acordo com o local?)

As atividades livres poderão elucidar uma infinidade de temas relacionados à segurança alimentar e nutricional local, com base nas principais demandas e nos assuntos identificados como prioritários para os atores sociais da região. É importante deixar claro no registro de atividade livre, que acompanha esse documento, quais temas foram abordados na atividade e quais foram os principais resultados das discussões realizadas. Essas informações serão muito importantes para a construção das propostas que serão discutidas e validadas pela

Conferência Municipal. Apesar de não eleger delegados, a atividade livre é uma das principais ferramentas para identificar os desafios locais para a segurança alimentar e nutricional e para propor encaminhamentos e propostas para serem discutidas na etapa municipal da Conferência.

Objetivo dessas atividades (deixar claro o papel mobilizador da atividade para participação nas Conferências Locais)

A atividade livre tem um caráter mobilizador da sociedade civil e dos atores locais para estudar, dialogar e propor ações de melhoria para a questão alimentar nos territórios, evidenciando problemas e desafios e apontando para possíveis soluções a nível local para combater a fome, a obesidade, a má alimentação e a insegurança alimentar e nutricional. Por meio das atividades livres e das Conferências Locais (que serão realizadas em todas as macrorregiões), será criado um panorama da situação da segurança alimentar e nutricional na cidade de São Paulo.

Procedimento para sua realização (inscrições, retirada de documentos, etc.)
Qualquer cidadão pode promover uma atividade livre em sua região. Para tanto, é necessário fazer a inscrição da atividade enviando um e-mail para comusan@prefeitura.sp.gov.br contendo, no assunto do e-mail, os dizeres INSCRIÇÃO ATIVIDADE LIVRE. No corpo do e-mail, é necessário constar as seguintes informações:
• Local onde ocorrerá a atividade
• Data e hora da realização da atividade
• Instituições envolvidas (caso haja)

Você receberá um e-mail confirmando a inscrição da sua atividade e contendo alguns documentos-base para você utilizar durante a atividade livre. Após a execução da atividade, será necessário enviar o relatório da atividade livre contendo todas as informações preenchidas.

Sugestão de programa para a atividade livre:
15 min – Abertura e recepção dos presentes
15 min – Apresentação do objetivo da atividade livre
60 min – Rodas de conversa com grupos de até 10 pessoas para responder às perguntas norteadoras
20 min – Apresentação do resultado dos grupos
10 min - Encerramento

Sugestões para a realização de atividades livres:
• Busque articular a atividade livre junto à Subprefeitura da sua região. A atividade ganhará maior legitimidade se houver a participação de alguém da Prefeitura.
• Preencha o relatório de atividade com letra legível ou, de preferência, digite as respostas no computador antes de enviar para o e-mail comusan@prefeitura.sp.gov.br. Não serão consideradas as atividades livres que não enviarem o relatório de atividade, ou que enviarem o relatório com rasuras ou letra ilegível.
• Busque divulgar sua atividade junto a escolas, Postos de Saúde, equipamentos de Assistência Social (CRAS, CREAS ou outros) e instituições que trabalhem com o tema da segurança alimentar em sua região. Quanto mais participantes tiver sua atividade livre, melhor será o diagnóstico da sua região e mais propostas surgirão para resolver os desafios locais.
• Faça uma apresentação inicial da atividade para que todos tenham clareza do que será discutido no encontro e para nortear os diálogos. Abra espaço para as pessoas colocarem suas opiniões e informações e possibilite um diálogo construtivo de propostas para a região. Se possível, coloque as pessoas para conversarem em círculos sobre as questões de segurança alimentar e nutricional da região. Utilize as perguntas norteadoras abaixo para te auxiliar.
• Utilize recursos visuais para dar apoio à atividade, como quadros negros, quadros brancos, folhas de flipchart, projetor e apresentação PowerPoint. Seja criativo e utilize os recursos que você tem à mão.
• É importante que durante a atividade livre (ou em cada grupo de discussão) haja um relator que fique responsável por escrever e relatar todas as contribuições que forem feitas pelos participantes, atentando para as informações que devem constar no relatório de atividades.
• Escolha uma pessoa do grupo para tirar fotos e registrar a realização da atividade livre. É importante que tenham fotos no relatório de atividades. Se possível, tire uma foto no final da atividade com todos os participantes.
• Passe uma lista de presença para ter o nome e o contato (e-mail e telefone) de todos os participantes.

Perguntas norteadoras:
• O que é comida de verdade para você?
• Qual o maior problema de insegurança alimentar e nutricional em sua região?
• Que grupos ou instituições trabalham com a questão da alimentação na sua região? Como é o trabalho que já é realizado?
• Como podemos garantir comida de verdade para todas as pessoas do seu bairro?
• O que falta na sua região para que todas as pessoas se alimentem bem?

Produto final dessas atividades (relatório básico contendo relato das discussões e propostas?)

Como produto final das atividades livres, é necessária a resposta do relatório de atividade (documento enviado junto com este), com o preenchimento de todos os campos solicitados. Após a execução da atividade, será necessário enviar o relatório para o endereço de e-mail comusan@prefeitura.sp.gov.br, contendo, no assunto do e-mail, os dizeres RELATÓRIO ATIVIDADE LIVRE. SÓ SERÃO CONSIDERADAS AS ATIVIDADES LIVRES QUE ENVIAREM O RELATÓRIO DE ATIVIDADE PREENCHIDO DE FORMA LEGÍVEL E SEM RASURAS.
Os relatórios de todas as atividades livres, junto com os resultados das Conferências Locais realizadas em cada macrorregião, servirão de base para direcionar os assuntos discutidos na Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo.